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Maratona de POA 2013

O domingo (16/06), foi de Maratona de Porto Alegre. E os atletas da Remião Treinamento Físico e BodyTech fizeram bonito em suas distâncias. Seja nos 42km, na rústica ou no revezamento, todos são campeões e estão de parabéns pelos brilhantes resultados. Confira os resultados:

Maratona

  • Eduardo Vargas Arruda – 3h37min49s
  • Marcelo Bourscheid – 3h52min32s
  • Márcio Fonseca – 3h54min37s
  • Débora Frield Timm – 4h03min32s – 5º lugar 20/24 anos
  • César Salgado – 4h29min51s

Rústica

  • Cátia Severo – 42min58s

Duplas

  • Sarah e Graça – 3h34min16s – 3º lugar
  • Rogério e André – 3h34min46s

Quartetos

  • Fábio, Fernando, Gilson e Stéphanie – 2h59min
  • Sandro e Cláudio Gavioli – 3h09min13s
  • Thaís, Karina, Rosângela 
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Cuidados com a alimentação para a Maratona

A Maratona de Porto Alegre está chegando e um dos pontos essenciais para o bom desempenho seja nos 42km, na rústica ou nas provas de revezamento é o cuidado com a alimentação. Pensando nisso, a nutricionista Renata Schwartz, da clínica Nutriskin, preparou algumas orientações nutricionais para antes, durante e após a competição.

Antes da prova

O principal objetivo é armazenar energia no músculo.

  • De hoje até domingo, vocês podem aumentar um pouco o carboidrato da dieta (pão, massa, arroz, cereais, frutas).
  • É importante evitar a ingestão de gorduras, grãos e fibras (folhas, verduras e legumes), que podem causar má digestão. Por isso, o macarrão ou pão devem conter pouca quantidade de molhos ou recheios gordurosos.
  • Além disso, as fontes de proteína (carnes, frango, ovos, queijos, etc.) serão em menores porções, já que a maior fonte de energia deve ser dos carboidratos.

Dia da Prova

No café da manhã antes da prova…

  • Evite fibras e alimentos gordurosos, pois podem causar desconforto gastrintestinal logo antes da prova ou, até mesmo, durante, diminuindo o desempenho.
  • A dieta deve ser à base de carboidratos e com pouca proteína. Por exemplo: pão com queijo e geleia + 1 suco + 1 pedaço de bolo simples

 

Durante a prova

  • Na primeira hora, o importante é a hidratação. Beba água.
  • Nas horas seguintes, deve-se consumir carboidratos, sendo que essa reposição pode acontecer na forma de géis ou bebidas esportivas. De qualquer forma, é importante levar géis e consumi-los junto com água. 

Após a prova

Este período é de extrema importância para os atletas, porém muitos não dão o devido valor. É de extrema importância repor as energias gastas durante a atividade extenuante.

  • Nas primeiras horas após a prova, consuma carboidratos como pães, batatas, macarrão, arroz, etc. Isto irá ajudar na recuperação dos estoques de energia.
  • A reposição de proteínas, por meio da ingestão de pequenas porções de leite ou derivados, frango, peixes ou outras fontes magras, também deve ocorrer nesta fase.
  • Uma boa dica de refeição na fase pós-prova é 1 prato de massa com frango ou 1 sanduíche de frios + frutas.
  • Imediatamente após a prova o atleta deve começar a repor os líquidos (água, bebidas isotônicas, sucos, refrigerantes).

BOA PROVA A TODOS!!!

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Experience 100K Canela

Nossos triatletas guerreiros enfrentaram o frio da Serra Gaúcha, no último domingo (09/06), para participar da primeira edição do Experience 100K no Brasil. A prova teve 1000m de natação na água fria – 14.5ºC – do Parque Fazenda da Serra, 78km de ciclismo que, de acordo com os relatos dos atletas foram na verdade 85km, e 21km de corrida pelas estradas de chão, encerrando com a chegada no centro da cidade de Canela, em frente à Igreja de Pedra.